sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Desconstruindo Maria Bonita

Todos sabemos do poder da Maria Cândida Sarmento na moda do país e seu trabalho de contemporanizar a vestimenta brasileira na década de 80. A marca Maria Bonita (que desfilou ontem no SPFW) faz parte desse signo.

Rainha morta, rainha posta. Danielle Jensen teve a cruel tarefa de substituir Cândida na marca após seu falecimento. De maneira calma e tranqüila, ela fez a transição com a serenidade que a estilista nordestina pregava em sua atitude e suas criações. E hoje pode se soltar cada vez mais em suas preocupações estéticas que são bem suas apesar do diálogo e o respeito à Maria Cândida.

Para o inverno 2008 foi alardeada a questão da busca das inúmeras possibilidades do cardigã, ponto forte da coleção, mas uma peça estranha me fez parar pra pensar: o aparecimento de um trenchcoat ou semi-trentchcoat em um dos looks.

Todos sabemos que essa peça assim como as transparências fazem parte da linguagem de Dani Jenssen, mas a peça chave para o entendimento desse meu estranhamento está em outra questão cara à estilista: a questão do duplo e dos opostos.

O cardigã é uma peça do século 19 usado pelos militares ingleses durante a Guerra da Criméia assim como o trenchcoat que, como já diz o nome é um casaco de trincheira, também é uma peça do século 19 com finalidade militar. E por fim tem o macacão, que era usado por trabalhadores braçais e depois foi o uniforme oficial nas fábricas de munição. Enfim: militarismo e masculino.

A conquista dessas peças pelas mulheres no século 20 trouxe grandes transformações para como as olhamos hoje. O duplo.

O cardigã, muito associado ás matronas inglesas, a falta de sensualidade do trechcoat e a informalidade do macacão ganham adjetivos contrários na coleção de Maria Bonita. O cardigã fica extremamente jovial, o trechcoat mais acinturado ganha uma feminilidade sensual e o macacão glamouriza-se. O oposto.

Mais do que desconstruir essas peças (o trabalho ótico com o argyle - uma trama de tricô - é fascinante), Jenssen edifica outras possibilidades para o cardigã, o trenchcoat e o macacão. E também constrói novos argumentos para essa questão do duplo e do oposto que ela carrega como uma das peças-chaves de seu trabalho de criação.

[Vitor Angelo, do dus*****infernus - leia mais aqui]

[Foto: Charles Naseh]

Nenhum comentário: